Indicação #5 – Ficção Científica

Share

Inteligência artificial, viagem no tempo, vida alienígena, bebês feitos em laboratório, distopias tecnológicas… Todos são temas comuns do gênero chamado “Ficção Científica.” Especula-se que um dos livros pioneiros do gênero tenha sido o famoso clássico “Frankenstein”, escrito pela célebre Mary Shelley. O mencionado romance trata sobre uma criatura criada por um laboratório e o questionamento sobre sua existência e autonomia.

Frankeinstein - O primeiro da Ficção Científica

Isaac Asimov, grande escritor e cientista, elaborou as Três Leis da Robótica, que serviriam para garantir a obediência dos robôs em relação aos seres humanos e para manter a integridade de todos. Essas leis influenciaram várias obras que envolviam o tema de androides e seu convívio na sociedade, entre elas, o jogo Detroit: Become Human, que fez muito sucesso recentemente.

A discussão sobre os limites e a origem da consciência é uma das temáticas preferidas dos autores de ficção científica: O romance soviético Solaris, por Stanislaw Lew, é um bom exemplo. Nele, é discutido se é possível que um planeta gere consciência autônoma.

No Japão, nós temos uma vasta produção de mangás e animes do gênero. Podemos citar as obras mais famosas:

Ghost in the Shell

Ficção Científica

O mundo, em 2029, se tornou um local altamente informatizado, a ponto dos seres humanos poderem acessar extensas redes de informações com seu cyber-cérebros. A agente cibernética Major Motoko Kusanagi é a líder da unidade de serviço secreto Esquadrão Shell, responsável por combater o crime. Motoko foi tão modificada que quase todo seu corpo já é robótico. De humano só teria sobrado um fantasma de si mesma. – Wikipédia

Cowboy Bepop

Cowboy Bepop - Chillin' na Ficcção Científica

Corre o ano de 2071 e muitas mudanças ocorreram: a tecnologia evoluiu; a população da Terra migrou para outros planetas do Sistema Solar, vivendo em colônias. A população aumentou consideravelmente e, com ela, o número de criminosos. A polícia espacial (ISSP, Inter Solar System Police, em inglês), não podendo dar conta de todos os bandidos, recorre ao auxílio de cowboys: verdadeiros caçadores de recompensas espaciais.

A série de 26 episódios orbita em torno das violentas aventuras dos ímpares personagens principais são Spike, Jet, Valentine, Ed e Ein que se reúnem devido a situações adversas nas vidas de cada um. – Wikipédia

Neon Genesis Evangellion

Então isso é Ficção Científica?

Neon Genesis Evangelion é uma série de ação pós-apocalíptica e ficção científica que gira em torno de uma organização paramilitar chamada NERV, criada para combater seres monstruosos e misteriosos conhecidos como Anjos, utilizando armas de combate biomecânicas humanoides gigantes conhecidas como Unidades Evangelion (ou EVAs). Estes seres são controlados por adolescentes, que por um mero acaso nasceram no ano do Segundo Impacto, sendo um deles o personagem principal, Shinji Ikari.

Com outros adolescentes que foram treinados para pilotar os EVAs (por serem compatíveis com os mesmos) e com a ajuda dos membros da NERV, eles tentam derrotar os Anjos e evitar o Terceiro Impacto, o que levaria à destruição da humanidade.

Steins:Gate

É isso mesmo! Ficção Científica

A história de Steins;Gate é um verdadeiro exemplo de ficção científica. Ela começa em 28 de julho de 2010, em Akihabara, com Rintarō Okabe e Mayuri Shiina indo para o prédio da Rádio Kaikan. Dentro do prédio, Okabe encontra o corpo de Kurisu Makise em cima de uma poça de sangue em uma sala. Ele deixa o prédio com a Mayuri em pânico e envia uma mensagem para Itaru Hashida sobre o acidente quando todas as pessoas em sua volta somem rapidamente. Elas aparecem momentos depois mas ninguém em sua volta teve a mesma experiência.

Sem saber o que acontecia, Okabe foi estudar esse fenômeno de enviar a mensagem para o microondas e descobriu que assim as mensagens eram enviadas para o passado, podendo alterar o futuro. E ele e seus amigos começam a explorar essa descoberta até que a organização chamada SERN descobre sobre eles e tenta persegui-los. A partir deste ponto Okabe e seus amigos tentam escapar do futuro que as diversas linhas de mundo que eles visitaram os ofereceria.

Elfen Lied

Um homem ganancioso e dono de um laboratório de pesquisas, juntamente com sua equipe, descobriram uma nova espécie: os diclonius, seres característicos por seus cabelos de coloração avermelhada ou rosa, chifres e um estranho poder. O objetivo era capturar e manter essas criaturas em cárcere, numa ilha isolada para realizar pesquisas e manipular suas habilidades, porém, algo inesperado acontece quando Lucy, que é considerada a diclonius rainha e única capaz de se reproduzir, foge das instalações de segurança, matando várias pessoas presentes no local.

Numa tentativa desesperada de impedi-la, atiram em sua cabeça utilizando um rifle, que por sorte atinge o capacete que ela usava, porém, com o impacto do tiro, cai desmaiada no mar. Posteriormente, Lucy é encontrada por um jovem casal de primos em uma praia na cidade de Kamakura, com pena ao ver a moça sem memória, sem roupas e sabendo a pronúncia apenas da palavra “Nyu”, apelidam a jovem assim e decidem abrigá-la, sem imaginar que ela era procurada por gente muito perigosa.

Psycho Pass

Em um mundo onde o princípio de que “todos são inocentes até que se prove o contrário” não se aplica, o julgamento é dado por um sistema que analisa o estado mental das pessoas e as categoriza como potenciais criminosos ou não, intitulado de “Sybil”. É dada também uma possibilidade de “cura” (terapia), de recuperação mental desses indivíduos. Caso essas pessoas sejam classificadas como irrecuperáveis, sua sentença pode ser a prisão ou a morte, mesmo que não tenham cometido crime algum.

Como auxílio em suas investigações, a polícia usa um grupo de prisioneiros “especiais”, chamados Executores (Enforcers), para ajudá-los a capturar ou matar esses indivíduos “não mais necessários”. Para tal, utilizam uma arma especial, chamado de Dominators, ou “Os olhos da Sibila”.

Akane Tsunemori é uma policial que acaba de ser transferida para essa divisão, mas ela parece não acreditar que existam pessoas irrecuperáveis.

Quanto às Light Novels, recomendamos que confira a nossa mais nova produção no site:

LET's Go Home!

Lúcia é uma garota de 12 anos. Estudante do Ensino Fundamental, não é tão precoce quanto suas colegas de classe que já começaram a pensar em maquiagem e a experimentar as agonias da primeira paixonite.

Deslocada e tendo como único amigo um rapaz tímido chamado Iago, sua vida ficará mais agitada com uma amizade pouco convencional.

You may also like...

error: Content is protected !!