Conceituando #2 – Slice of life: “Fatia de Vida”

Share

SLICE OF LIFE

Slice of Life, traduzido literalmente como “fatia de vida”, é um gênero de anime/mangá/novel cujo foco está na vida cotidiana dos seus personagens. O termo que nomeia o gênero, no entanto, não teve origem no mundo das animações, e sim no século XIX, no teatro naturalista francês: tranche de vie. As peças naturalistas geralmente focavam no desenrolar da vida dos personagens, geralmente sem apresentação de conflitos do teatro clássico grego.

No universo nipônico, a maioria das obras Slice of Life segue uma linha mais realista, por causa disso é incomum encontrar Slices of Life com elementos da fantasia ou da ficção científica. Alguns dos exemplos de Slice of Life com temática sobrenatural são os animes Mushishi e Suzumiya Haruhi no Yuuutsu.

O gênero é considerado monótono e chato por muitos, porém, pode ser bastante relaxante e aconchegante de se consumir após ler/assistir obras com conteúdo mais denso. É válido destacar que alguns Slices of Life desenvolvem-se em tramas mais complexas e dramáticas, como no caso dos animes Clannad, Clannad After Story e Ano Hi Mita Hana no Namae o Bokutachi wa Mada Shiranai.

Grande parte dos Slices of Life passa-se em um cenário colegial, enfatizando principalmente a o dia-a-dia dos alunos secundaristas. Alguns animes de esporte como Free!! e de música como K-On!!, Hibike! Euphonium e Love Live! também fazem parte do gênero, por focarem no cotidiano dos estudantes em seus respectivos clubes escolares.

Na Noveland, nós temos como exemplo de Slice of Life a novel “Sexx & Romance”, narrada por dois estudantes secundaristas.

Segue abaixo algumas das recomendações especiais do Noveland:

  1. Clannad e Clannad After Story! – Já podem pegar os lencinhos! Para quem gosta de chorar, as duas temporadas de Clannad, anime derivado de visual novel do mesmo nome, são uma boa pedida. Acompanhe o desenvolvimento do relacionamento entre os estudantes Tomoya e Nagisa, além das histórias comoventes dos personagens secundários.
  2. K-On!! – Apesar de sofrer um pouco de bullying no meio otaku pelo fato das protagonistas passarem mais tempo tomando chá com bolinhos em vez de treinar para suas apresentações, K-On!! tem um lugar especial nos nossos corações. As personagens são carismáticas e a história das estudantes do clube de música é uma boa para quem quer assistir algo sem precisar fritar a cabeça.
  3. Usagi Drop – Uma história fofa e emocionante sobre família. Daikichi Kawachi já está na casa dos seus trinta anos quando seu avô morre. No funeral do parente, descobre que o avô teve uma filha ilegítima. Daikichi assume a criação de sua tia, e a partir deste ponto começamos a acompanhar a história dessa família.

Ressaltamos também que o leitor procure todas as obras citadas na postagem. O gênero Slice of Life é bem mais amplo do que possa aparecer inicialmente e, vencendo o preconceito, temos certeza de que achará algum que o agrade.

You may also like...

error: Content is protected !!